top of page

Todo mundo adora Paris, é o sonho de 80% das mulheres conhecerem a cidade de luz e a famosa torre Eiffel, o símbolo de Paris. Mas a cidade de Paris, assim como a Torre Eiffel, guardam belíssimos segredos que nem todo mundo conhece. Preciso agradecer meu professor Valdir, por ter me mostrado isso ano passado, nunca mais verei Paris como antes e aposto que vocês também não. Infelizmente, muito do que vou mostrar aqui não existe mais, e quase que nem a torre Eiffel. Vou explicar porquê. ( pra você que é preguiçoso, eu grifei as partes mais importantes, não se preocupe kkkkk)

 

A Torre Eiffel

 

Em 1889, para a comemoração do centenário da Revolução Francesa, foi feito um concurso para a contrução de um monumento para marcar a data, que deveria ser a atração principal da Exposição Universal do mesmo ano. Após analisar mais de 100 propostas, optou-se pela ideia da torre, e era pra ser apenas uma exposição temporária, que seria demolida ao final da feira, junto com todos os outros monumentos. 

A Torre Eiffel foi idealizada por Gustave Eiffel, o objetivo era provar a maravilhosidade da estrutura metálica, contruindo-se o maior edifício do mundo ( na época) inteiro de ferro. Gustave Eiffel era um renomado engenheiro da época e havia participado na construção da Estátua da Liberdade ( sim, aquela dos EUA, ela assim como o nosso amado Cristo Redentor, foram presentes da França, e você ai, achando que Cristo era brasileiro...).

No entanto, apesar de ter vencido o concurso de forma justa, a Torre Eiffel gerou enormes discussões sobre sua estética, sendo rotulada de símbolo fálico ( formato de pinto...) entre outros, e julgada por escritores famosos como Alexandre Dumas Jr ( o filho daquele que escreveu os três mosqueteiros) na forma de poemas parnasianistas, chegando a ter sua crítica publicada no jornal Le Temps:

 

"Protesto Contra a Torre do Senhor Eiffel"

 

"Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos e amantes das belezas de Paris - que até então estavam intactas - protestamos com toda nossa força e toda nossa indignação, em nome do subestimado bom gosto dos franceses, em nome da arte francesa e da história sob ameaça, contra a construção, no coração de nossa capital, dessa inútil e monstruosa Torre Eiffel..."

 

Só que toda essa indignação acabou no mesmo instante que a Torre ficou pronta, ela cativou a população francesa de imediato.

 

A Torre Eiffel pesa 10 mil toneladas, e tem 300 metros de altura, durante 32 anos foi o edifício mais alto do mundo, perdendo seu posto em 1931 quando o arranha céu Empire State Building em NY foi contruído.

Contruída inteiramente de ferro forjado, teve sua contrução iniciada em 1887 e após dois anos foi inaugurada ( 1889). A torre é iluminada por 352 projetores de dia e à noite com 20.000 lâmpadas e 800 luzes de festa.

A torre conta desde a sua inauguração em 1889, com elevadores, uma escada de 1665 degraus e um restaurante.

 

Apesar da Torre ter conquistado o povo francês com sua magnitude, em função da guerra, todos os prédios envolta dela foram demolidos, e foi feita uma reurbanização na cidade, a própria torre Eiffel só permaneceu porquê poderia ser utilizada como torre de rádio, função que te até hoje.

 

 

A Exposição Universal

 

A Exposição Universal de 1900 em Paris foi inaugurada em 14 de Abril e recebeu nos sete meses em que esteve aberta 50,8 milhões de visitantes. Edificada no Champ - de - Mars a exposição ocupava uma área gigantesca, que ia de lá até os Invalides, o Trocadéro e os Champs Élysées  com pavilhões nacionais e temáticos, exibindo produtos das várias nações. O foco da Exposição Universal era divulgar tecnologias como a eletricidade e a estrutura de ferro.Na verdade a exposição pretendia fazer o balanço de um século que progrediu enormemente nas ciências e indústria e reafirmar a liderança de Paris nas Artes e Civilização.As principais atrações da exposição eram os novos meios de transporte (uma esteira rolante denominada “Rua do Futuro”, a inauguração da primeira linha de metrô de Paris – Porte de Vincennes-Porte Maillot, aberta para a exposição, as novas estações de trem – D’Orsay, Invalides e Lyon), a fonte luminosa e o uso pela primeira vez da eletricidade para iluminar os ambientes externos, a projeção dos filmes dos Irmãos Lumière, a construção dos Petit e Grand Palais, além dos jogos olímpicos de 1900 que foram organizados durante a exposição.

Nessa época, o movimento artístico predominante era o Ecletismo e a sua vertente, o Art Noveau.

A cada exposição, os antigos edifícios eram demolidos e novos eram contruídos, os únicos que permaneceram por várias edições foram a Torre Eiffel e o Palácio do Trocadéro.

 

 

Malah

 

Fonte:

 

 

Fonte:

 

 

A Torre Eiffel e A Exposição Universal

Imagens da Contrução da Torre Eiffel.

Imagens da Exposição Universal de 1900 em Paris

bottom of page